Últimas Notícias

30/03/2020

Como decorar um apartamento pequeno?

Nesse artigo vamos te ajudar a decorar seu apê para que fique charmoso e funcional na medida certa.

O que as pessoas mais buscam quando querem decorar um apartamento pequeno é aliar beleza com funcionalidade. Mas será que há como ter esses dois? É uma tarefa complicada?

Nesse artigo vamos te ajudar a decorar seu apê para que fique charmoso e funcional na medida certa.

Por que a escolha por apartamentos pequenos?

Atualmente, a escolha por apartamentos pequenos é cada vez mais comum. E isso pode ser tanto por uma pessoa morar sozinha quanto porque, devido a uma vida corrida, os locais menores são mais práticos e, logo, demandam menos tempo para organização e limpeza.

É por isso que em locais assim é mais do que necessária uma organização dos móveis de modo que traga ainda praticidade. Mas também é importante que os móveis escolhido sejam de acordo com o espaço.

E a seguir reunimos algumas dicas que te ajudarão a ter um ambiente agradável, bonito e funcional.

Como decorar um apartamento pequeno: dicas iniciais

O que você considera como um espaço pequeno é, na realidade, um espaço mal organizado.

E o primeiro desafio ao decorar um apartamento pequeno é saber quais itens são realmente indispensáveis. Pois, querendo ou não, será necessário descartar alguns. O desapego aqui é mais do que essencial.

Dá para manter uma boa decoração sem perder a organização? Dá sim.

Mas para isso é importante que você tome as medidas de cada um dos cômodos. Assim poderá fazer um esboço e ver os móveis que podem caber em cada um.

Para isso você ainda pode colocar fitas no chão para simular o espaço que cada móvel ocupará.

Outra coisa importante a se mencionar aqui é que a decoração pode tanto partir do zero (no caso de apartamentos novos) ou você pode também aproveitar os móveis que já possui.

Menos é mais

Além de evitar comprar itens que deixariam o espaço carregado, também elimine o que não usa. Isso trará mais conforto e liberdade para mover-se sem barreiras no ambiente e, ainda, melhorará seu humor.

Sim, um espaço lotado de móveis e onde não se pode nem transitar livremente pode deixar uma pessoa estressada ou de mau humor.

Ambientes multiuso

Dê prioridade ao que é essencial e oferece usos distintos para um mesmo ambiente. Por exemplo: você pode transformar seu quarto num home office e numa sala de leituras.

Pode ainda optar por uma cozinha americana, unindo num só espaço uma sala de jantar e cozinha.

Há também quem integre a sala de estar com a cozinha e home office. E para otimizar ainda mais o espaço, opte por balcão ao invés de mesa de jantar e bancos altos sem apoio para os braços.

Esse conceito nos abre a oportunidade para mencionarmos aqui sobre as chamadas casas de “plantas livres”, onde temos ambientes integrados e livres de paredes, ajudando a aproveitar ao máximo cada metro quadrado.

Espelhos para ampliação

Os espelhos ajudam a dar a impressão de ampliação do ambiente. Se forem usados de modo moderado e estrategicamente, eles podem ajudar a dar a sensação de ampliação em quartos, salas, entre outros.

Para fazer uso deles você precisa escolher uma parede em que não haja nenhum móvel que o atrapalhe de refletir o cômodo.

Aliando estética com praticidade

Para ter móveis e demais itens que sejam 100% funcionais e bonitos, primeiro escolha um estilo de decoração e, depois de seguir a dica para medir o ambiente, escolha apenas peças que realmente são necessárias e que sigam esse estilo de decoração.

Há como ter peças mais compactas e até mesmo fazer substituições.

Por exemplo: na cozinha, caso costume receber muitas pessoas para jantar, troque as cadeiras por bancos de madeira, pois eles conseguem acomodar mais pessoas, sem contar que eles dão um charme num estilo de decoração rústica, por exemplo.

__

Conseguimos te dar algumas ideias do que aplicar em seu apartamento? Manda pra gente fotos do resultado final!

Confira outras notícias

01/07/2020
Descubra quando comprar na planta é o melhor negócio pra você
4 Vantagens em Comprar Apartamento na Planta
14/04/2020
Hoje aqui levantaremos alguns pontos que te ajudarão na hora de escolher a melhor opção quando se inicia ou pretende iniciar
Comprar ou alugar: qual vale mais a pena para sede da empresa?
06/04/2020
Você sabia que a decoração é também essencial para a imagem que deseja passar sobre o seu negócio?
Que estilo de decoração combina mais com meu tipo de negócio?