Mesmo que sua empresa tenha os melhores produtos ou ofereça os melhores serviços, se não possuir uma boa localização, os resultados não serão tão satisfatórios.
O local onde seu negócio funcionará pode fazer uma grande diferença na rentabilidade e sucesso dele. E isso vale tanto para empresas de serviços, comércios ou franquias.
Mas como fazer a escolha perfeita? Para te ajudar com isso, hoje te apresentaremos os pontos necessários para escolher o ponto comercial ideal.
Tipos de imóveis comerciais encontrados no mercado
Existem diferentes tipos de imóveis comerciais, cada um adaptado a um tipo de atividade. É importante conhecer sobre eles para se fazer uma escolha que seja segundo suas necessidades.
Por exemplo: se você é advogado e precisa de um espaço para instalar um escritório de advocacia, então deverá comprar ou alugar uma sala comercial. Esse tipo de imóvel é caracterizado por conter uma espaço para o profissional trabalhar (onde funcionará o escritório) e um banheiro.
Os tipos de imóveis comerciais existentes são:
– Depósitos: locais onde as empresas podem armazenar suas mercadorias. Aqui não há uma preocupação quanto a localização de fácil acesso para os clientes, pois eles não irão até o local. Mas vale dar uma atenção a localização ser próxima da empresa e, no caso de armazenamento de produtos químicos infamáveis, longe de áreas de risco e residenciais;
– Lojas: imóveis voltados para o lojista, onde geralmente se irá vender produtos (ou mesmo serviços), logo, ali haverá um espaço onde serão estocadas e apresentadas mercadorias. Um aloja pode funcionar tanto em ruas comuns, ruas comerciais ou mesmo em shoppings;
– Salas comerciais: e, por fim, temos as já citadas salas comerciais, as quais são comuns em edifícios comerciais. As salas comerciais podem ser compradas ou alugadas por profissionais ou mesmo por empresas, podendo funcionar como local de venda, escritório, consultório, etc.
Comprar ou alugar um ponto comercial?
Para saber se é melhor comprar ou alugar um ponto comercial, é necessário levar em conta alguns fatores. Por isso essa não é uma resposta que se possa dar de forma direta.
Veja seu orçamento
O primeiro fator para ser considerado é o seu orçamento. Se ele for apertado, então o melhor a se fazer é alugar e esperar o negócio dar retorno para conseguir comprar um imóvel comercial.
Considere se a área é boa para o seu tipo de negócio
Para isso você precisará fazer um plano de negócios, instrumento essencial para nortear um empresário. Com ele você saberá se o público presente no local se adequará ao tipo de clientes que o seu negócio precisa.
Isso é importante para se cumprir um requisito fundamental para o sucesso da sua empresa: estar onde seus clientes estão.
Outra coisa importante é, no caso de ruas comerciais, por exemplo, estudar a concorrência. Pode ser que o local esteja saturado de negócios semelhantes ao seu e, logo, poderia não ter uma boa ideia abrir uma empresa por ali.
Financie
Muitos empresários que optam pelo aluguel geralmente se esquecem que, ao financiar um imóvel, pode ser que o valor das parcelas sejam iguais ou muito próximas ao valor da própria locação. Por isso mesmo, reveja novamente seu orçamento. Talvez você já possa pagar pelo seu ponto comercial próprio.
O que preciso ter para legalizar o ponto e/ou negócio?
Algumas coisas importantes para abrir uma empresa e legalizar o ponto comercial são:
– Primeiramente, obter um Relatório de Impacto na Vizinhança (RIVI);
– Analisar se o imóvel atende as condições estabelecidas pela Vigilância Sanitária e demais órgãos de controle ambiental;
– Também, é importante saber quais os órgãos que são responsáveis por regulamentar a atividade da sua empresa, no tocante a fiscalização e registro;
– Junto a um contador, é necessário fazer a solicitação de Alvará de Funcionamento e de Localização. Também, é através desse profissional que o empreendedor saberá os demais documentos exigidos no caso da legalização do imóvel, seja ele comprado ou alugado.
Por fim, é necessário ter em mente que a planta do imóvel precisa obedecer a legislação quanto a recuos e coeficientes de ocupação.
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Se interessou pelo assunto? Mande um email pra gente te ajudar na escolha do ponto comercial certo para seu negócio.