Loja térrea em edifício: por que vale mais a pena?

Com a rotina corrida das pessoas, contar com estabelecimentos e escritórios perto de casa é um grande atrativo. Por isso que temos visto cada vez mais serem difundidos os chamados edifícios mistos, onde funcionam as residenciais e onde existem estabelecimentos comerciais, por exemplo.

Sem contar que, além de maior comodidade aos moradores, isso ainda ajuda a valorizar o empreendimento e a conferir em mais praticidade.

Loja térrea em edifício: quais as vantagens se comparado a um ponto comercial de rua comum?

Ter uma loja térrea em edifício tem como grande benefício trazer a empresa para mais perto dos clientes. E esse aumento de clientes se deve ao fato de que as pessoas não precisam ter que se deslocar, por vezes, a longas distancias e tem mais segurança, pois o estabelecimento perto de casa confere isso também.

E para o lojista, há mais segurança e também mais fidelização de clientes, uma vez que os moradores preferirão comprar ou contratar serviços em estabelecimentos perto de casa.

Também, como as pessoas passam muitas horas em congestionamentos no transito a fim de irem para academias, restaurantes, consultas médicas, escritórios de contabilidade, advocacia, etc, essa é uma proposta que é bem vista.

Pet shops, padarias, salões de beleza, consultório, escritório de advocacia, academias, entre outros, são alguns exemplos de empreendimentos que podem funcionar numa loja no térreo de um edifício misto.

E com cada vez mais estabelecimentos no térreo, as ruas tornam-se mais movimentadas. O que favorece ainda mais as atividades econômicas no local.

Para quem acha que esse é um conceito novo, engana-se. Os edifícios mistos existem desde a Roma Antiga, quando existiam as praças comerciais onde apartamentos, lojas e escritórios misturavam-se num mesmo local.

Geralmente, nesse tipo de prédio é comum o aluguel e não a venda para os lojista, autônomos e profissionais liberais.

E no caso do condomínio? Preciso pagar?

Mesmo sendo uma loja externa ao edifício, tenho que pagar condomínio? E no caso de uma loja térrea em um grande edifício empresarial, tenho mais vantagens?

Nesse caso, de acordo com a Convenção Condominial e Auto de Especificação, as lojas fazem parte do prédio e, por tanto, devem cumprir com sua parte e realizar o pagamento do condomínio.

Um exemplo seria no caso de uma reforma, como as lojas fazem parte do edifício, quem realizará a reforma dele, incluindo da estrutura da loja, será o condomínio: as instalações elétricas e tubulações estão no condomínio como um todo.

Já no caso de uma loja num edifício comercial, ela traz como vantagem uma estrutura devidamente construída para atividades profissionais, logo, voltado para pequenas empresas, startups, advogados, publicitários, startups, entre outros.

Posso fazer propaganda no edifício ou anunciar meu negócio aos moradores ou inquilinos?

Para isso é importante que você analise o Regulamento Interno do Condomínio.

De um modo geral, propagandas em estabelecimentos residenciais devem ser feitas de modo a não perturbar a paz dos moradores: uso de carros de som devem ser evitados e anúncios ao lado do prédio são considerados abusivos, mas há como entrar num acordo para que sai propaganda seja veiculada sem que haja problemas com os inquilinos.

__

Gostou da dica? Manda uma mensagem pra nossa equipe te apresentar a loja ideal para seu negócio decolar!

Deixe um comentário