Selic baixa: por que agora é a hora de investir em imóveis?

A recente queda da Selic de 2,25% para 2% representa uma ótima oportunidade para investir em imóveis ou realizar o sonho de adquirir a casa própria.

Isso porque com a baixa, as taxas de juros sobre financiamentos também tendem a cair, melhorando as condições de pagamento para quem quer comprar.

Mas antes de aprofundarmos no quanto a redução da Selic influencia positivamente na hora de investir em imóveis, primeiro, vamos entender melhor o que é a taxa Selic?

Não saia daí porque você vai descobrir como essas variações impactam em nosso bolso e entender porque agora é a hora de investir em imóveis.

O que é a Selic?

Selic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Na prática, é um programa para que instituições financeiras comprem e vendam títulos do Tesouro Nacional. Somente instituições financeiras podem realizar este tipo de operação.

Já a taxa Selic está relacionada ao juros de títulos públicos, ou seja, é a principal taxa da economia brasileira, responsável por influenciar a inflação e outras taxas de juros aplicadas no mercado, como empréstimos e retorno de aplicações financeiras.

A cada 45 dias, a taxa Selic pode sofrer alta, baixa, ou permanecer estável. Quem define é o Copom – Comitê de Política Monetária do Banco Central.

Agora que você já entendeu o que é a Selic, vamos ao que interessa!

Como a baixa da Selic contribui para investir em imóvel?

Lembra que a Selic é responsável por influenciar a inflação e outras taxas de juros? Então!

Como explicamos no início do texto, com a Selic baixa, os juros também tendem a cair, e consequentemente, as propostas por financiamento melhoram, dando condições diferenciadas a quem quer investir em imóvel ou comprar a casa própria.

No contexto geral, a economia brasileira também volta a aquecer, pois as pessoas conseguem comprar mais usando o crédito e pagando taxas reduzidas. Há um giro econômico e um estímulo maior para investir.

Especialistas explicam: com juros mais baixos e condições facilitadas, as instituições financeiras que oferecem financiamento imobiliário são obrigadas a competir com taxas melhores e condições diferenciadas.

Quando isso acontece, há um forte aquecimento do mercado imobiliário, pois todos precisam competir e apresentar a melhor proposta ao interessado, que terá mais opções na hora de fazer um investimento.

Vale lembrar também, que com o aumento da procura e demanda, há também uma valorização dos imóveis, sejam comerciais ou residenciais.

Com tantas condições favoráveis, essa costuma ser a hora certa de investir em imóvel.

Procure os construtores da Marluc e descubra essa possibilidade, hoje.

Aproveite para descobrir também, as 4 vantagens de comprar apartamento na planta.

Deixe um comentário