Comprar ou alugar: qual vale mais a pena para sede da empresa?

Comprar ou alugar? Qual a melhor opção para a sede da minha empresa?

Quando se inicia ou pretende iniciar um empreendimento, muitas questões surgem na cabeça. E uma dessas questões é quanto ao imóvel onde funcionará a sede da empresa.

Vale a pena comprar ou é melhor alugar um imóvel?

Comprar um imóvel é um investimento para a sua empresa, enquanto que o aluguel oferece mais flexibilidade. Mas hoje aqui levantaremos alguns pontos que te ajudarão na hora de escolher a melhor opção.

Vantagens de alugar um imóvel para a sede da empresa

A principal vantagem de alugar um espaço para funcionar a sede da empresa é a flexibilidade e acessibilidade em termos econômicos. E nesse caso as salas comerciais ganham cada vez mais espaço.

Quem abre um negócio agora pode estabelecer a sede da empresa num edifício comercial pagando um aluguel que caiba dentro das possibilidades atuais da empresa.

E como falamos que uma das vantagens do aluguel é a flexibilidade, se, por exemplo, ocorrer uma crise é possível mudar de local sem maiores complicações, o que não seria possível no caso de uma sede própria.

Se a sua empresa está crescendo rapidamente, sendo necessário expandir sua estrutura, isso pode indicar que haja uma instabilidade quanto ao local fixo para a sede dela, nesse caso o aluguel seria uma opção mais indicada.

No entanto, uma coisa importante é ficar atento quanto as cláusulas do contrato, pois muitos requerem que o imóvel seja entregue nas mesmas condições qual foi locado, sem que haja a possibilidade de realizar modificações na estrutura do imóvel.

Vantagens de comprar um imóvel para a sede da empresa

Mesmo que comprar um imóvel para sede da empresa seja um investimento alto, a vantagem é que ele se torna patrimônio da empresa. Ou seja, terreno e estruturas agora passam a ser ativos da empresa.

Outra vantagem é que conforme o tempo passa o terreno tende a se valorizar, especialmente se possuir uma boa localização. Em outras palavras, existe um valor agregado a algo que agora pertence ao empreendedor.

Tem-se ainda como vantagem a possibilidade de personalizar o ambiente de acordo com as atividades da empresa e suas necessidades. Não há, aqui, limitações, ao contrário do que seria no caso de um imóvel alugado.

Mas, atenção: caso você não disponha de todo o valor para investir agora e opte por fazer um financiamento, é importante ter em mente que sua empresa terá um compromisso todos os meses com o pagamento desse financiamento. E esse valor investido no financiamento entra na imobilização do capital.

No caso de investir num imóvel próprio para a sede da empresa, há ainda duas possibilidades: um imóvel dentro de um edifício comercial (salas comerciais) ou um imóvel que será usado de forma exclusiva pela empresa.

Comprar imóvel na planta ou pronto?

Uma das principais vantagens de optar por uma sede própria na planta é que o valor é mais baixo do que um imóvel pronto. Sem contar que as taxas geralmente são baixas e junto as construtoras há ainda opções de pagamento facilitadas.

Por fim, a outra grande vantagem é que não são necessários reparos e manutenções no imóvel, podendo sua empresa de estabelecer logo quando é feita a entrega das chaves.

__

Te ajudamos um pouco mais na decisão entre compra e aluguel quando o assunto é a sede da sua empresa? Conte com a gente para o que precisar neste processo.

Deixe um comentário