Conforto térmico nas obras residenciais

Conforto térmico nas obras residenciais

 

A preocupação com o conforto térmico em obras residenciais tem sido cada vez maior, tanto devido às alterações climáticas quanto pela mudança de comportamento do consumidor, cada vez mais exigente e ambientalmente consciente.

 

Proporcionar essa sensação de aconchego é algo que deve ser considerado ainda na fase de edificação da obra. Na Marluc, o conforto térmico é planejado desde a fase do projeto. A escolha do terreno, posicionamento da obra e estudo dos ventos predominantes da região interferem nas tomadas de decisões. Assim é possível organizar os ambientes para aproveitarem da melhor forma a luz natural e a corrente de ar, que aquecem e refrescam os espaços.

 

Na fase de construção, outros detalhes importantes são considerados. Como as paredes mais espessas, que são eficientes não só no isolamento acústico como também no isolamento térmico. A escolha dos materiais corretos também é essencial para se obter um ambiente com temperatura agradável. A madeira e a telha de cerâmica são bons exemplos de materiais usados quando se deseja equilibrar a temperatura.

 

Os cuidados seguem na fase final da obra. O tipo de revestimento utilizado é pensado para deixar o imóvel bem adaptado às mudanças de temperatura e adequados a cada ambiente da casa e região onde ela está localizada. Portas e janelas que impedem a entrada de ar e até pisos que conferem mais frescor ou sensação de aconchego podem ser instalados. Nesses projetos, novas tecnologias como o aquecimento dos pisos podem dividir espaço com soluções sustentáveis. Entre elas a área verde, que confere frescor natural aos empreendimentos. O telhado verde também está em alta, um sistema que se baseia no uso de substratos e uso do solo como cobertura, conferindo isolamento térmico e acústico. O uso de recursos naturais renováveis é uma excelente opção para quem deseja uma casa com mais conforto, frescor e interação com a natureza.

Deixe um comentário