Taxa Selic e o mercado de imóveis

Taxa Selic e o mercado de imóveis

 

É comum que a compra de um imóvel aconteça através de financiamento. Afinal, estamos nos referindo a um bem de alto valor, seja qual for o tamanho ou o tipo de empreendimento em negociação. E quando falamos em financiamento, é bom compreender a importância da Taxa Selic – Sistema Especial de Liquidação de Custódia. Você sabe como ela interfere em nosso mercado?

 

A Taxa Selic influencia todas as demais taxas do Brasil em financiamentos e investimentos, entre eles os imobiliários. É por isso que ela tem grande impacto na construção civil, sendo responsável, muitas vezes, por deixar esse mercado mais aquecido ou então desacelerado.

 

Já que essa taxa básica atua no controle da inflação, aumenta os juros da economia e reduz a alta dos preços no segmento imobiliário, é importante sempre observar a Selic para então avaliar o melhor momento para a compra de um imóvel através da linha de crédito. A dinâmica pode até parecer complexa, mas na verdade é fácil compreender como a Selic interfere no mercado imobiliário: juros mais baixos facilitam a obtenção de crédito, o que favorece a compra, venda e financiamento de imóveis. E quando a Selic se encontra em alta, as taxas de juros sobem e o acesso ao crédito é dificultado.

 

Outro fator importante a destacar é que, se a alta da Selic faz crescer os juros, indiretamente ocasiona uma melhor oportunidade a quem reúne condições para comprar sem empréstimos. Momento atrativo também para quem deseja adquirir um empreendimento comercial nessa condição e se livrar do aluguel, já que o valor médio de aluguel acompanha a inflação.

 

Além de ficar atento às oscilações dessa taxa básica, também vale a pena conhecer as dinâmicas em cada cidade ou bairro, pois podem haver particularidades que tornam uma obra ou empreendimento mais vantajoso. Aproveite para saber mais sobre o mercado maringaense e os empreendimentos comerciais da Maluc. Nossa equipe de vendas vai lhe apresentar oportunidades para negociar direto com a construtora.

Deixe um comentário