Algumas conquistas se transformam em marcos na nossa vida pessoal. A aquisição do primeiro imóvel é uma delas. Um passo importante que precisa vir acompanhado de muita segurança, pois representa o início de uma nova história para você e sua família ou para a sua independência. Se você está se preparando para, enfim, ter sua primeira casa ou apartamento, aqui vai uma pergunta: já sabe o que levar em consideração antes da compra? Algumas questões bem definidas podem lhe ajudar nesta importante jornada, veja só:
Planejamento financeiro em dia
Se você decidiu que está na hora de adquirir sua primeira casa ou apartamento, é sinal de que tem uma certa estabilidade financeira, certo? Especialmente se a compra for realizada através de um financiamento ou consórcio. Pense não só nos recursos que você tem hoje para custear a entrada, mas considere as projeções futuras em relação às parcelas. Será preciso poupar mais ou obter uma segunda fonte de renda? Faça uma planilha com sua receita e custos, o ideal é que o financiamento não comprometa mais do que 30% da sua renda mensal.
Perfil de imóvel bem definido
Depois de saber o quanto você pode investir nesse imóvel, o segundo passo importante é ter em mente quais as suas reais necessidades em relação ao a ele. Para quem viaja muito e deixa a família em casa, talvez a escolha seja por um apartamento com destaque para a segurança. Se você gosta de ter plantas e viver em contato com a natureza e animais domésticos, uma casa com varanda ou quintal pode ser ideal. Considere o tamanho do imóvel, a localização e a possibilidade de ampliação ou reformas futuras.
Pesquisas, comparações e conhecimento do mercado
Se você já sabe quais as principais características o imóvel deve ter e quanto pode investir nele, chegou o momento de fazer pesquisas, visitas e comparações. Ao analisar cada opção de compra, tenha em mente quais as suas necessidades e fique atento à infraestrutura, qualidade dos acabamentos, região em que o empreendimento está inserido, vizinhança, ruídos e segurança do local. Pesquise com calma e não tenha receio de fazer perguntas, pois quanto mais você esclarecer as dúvidas, mais seguro estará para tomar sua decisão.
Documentações e contratos
Uma das medidas essenciais antes de fechar qualquer negócio, é se atentar aos documentos do imóvel e contratos que serão formalizados. Depois de escolher uma casa ou apartamento que corresponda às suas expectativas e esteja adequado ao seu orçamento, não feche negócio sem antes analisar toda a parte burocrática. Nossa dica é que você tenha apoio de um advogado especializado, pois uma vasta documentação precisa ser lida, interpretada e preenchida corretamente, evitando transtornos e desentendimentos futuros.
E então, será que com essas informações conseguimos facilitar um pouco sua jornada e levar mais segurança para a compra do seu primeiro e tão sonhado imóvel? O mais importante é dar cada passo com cautela. Por mais que esse seja um momento muito esperado, tornar-se proprietário de um imóvel é uma decisão e tanto, e desejamos que ela seja um marco de muita prosperidade em sua vida. Quer mais dicas de como encontrar um bom imóvel residencial? Entre em contato com a Marluc e conheça nossos lançamentos.