Smart Home: Como ter uma casa inteligente

Smart Home: como ter uma casa inteligente

 

Qualquer novidade que venha para facilitar as atividades do cotidiano é sempre bem-vinda. É por isso que as Smart Homes – casas inteligentes – estão fazendo cada vez mais sucesso. E o melhor, se tornando mais acessíveis. Mas você sabe o que significa esse termo? É simples! Smart Home é a casa automatizada, ou seja, que faz uso de sistemas inteligentes conectados a um smartphone ou qualquer outro dispositivo com wi-fi, para realizar inúmeras tarefas através de toques na tela ou comandos de voz. Tudo gerenciado à distância, como nos filmes de ficção.

 

 

Através de um sistema inteligente é possível ligar, desligar e programar eletrodomésticos, dispositivos de segurança, iluminação e multimídia através de um único aparelho: o seu celular. Regular a temperatura da casa para quando você chegar do trabalho, trancar a porta que você esqueceu aberta sem ter que se levantar da cama ou identificar os visitantes são algumas das inúmeras tarefas que podem ser realizadas em uma Smart Home. Mas cada projeto é personalizado e pensado para atender às necessidades específicas das famílias.

 

Algumas vantagens de transformar sua casa em uma Smart Home:

 

Economia de energia: ter maior controle da iluminação e manter os aparelhos elétricos atuando por meio de sensores programados auxilia na redução de custos de energia elétrica. Sem contar que é muito mais fácil ligar e desligar os aparelhos quando houver necessidade.

 

Maior segurança: alarmes, sensores de movimento, câmeras, portas que só abrem com a identificação do morador e sistemas que avisam a respeito de qualquer irregularidade como invasão ou incêndio, são alguns dos requisitos que podem constar em projeto de Smart Home para garantir maior tranquilidade e segurança.

 

Conforto e inovação:

Ter em suas mãos total controle da sua casa, mesmo quando você estiver no trabalho ou viajando, é algo que traz muita comodidade. Alguns sistemas são tão avançados que podem até auxiliar nas tarefas do dia a dia, como aspirar a casa enquanto você está fora ou encontrar o café pronto quando acordar pela manhã.

 

 

 

O que é preciso para transformar sua casa em uma Smart Home?

Existem projetos dos mais diferentes tamanhos e custos. Mas a princípio, é necessário apenas o acesso à energia e a internet de qualidade, com boa cobertura em todos os espaços da casa. Depois você pode procurar por uma empresa de automação, que irá desenvolver um sistema na medida para as suas necessidades. Claro que alguns projetos arquitetônicos mais modernos já são pensados para agregar essas tecnologias. Na Marluc, por exemplo, os novos empreendimentos imobiliários sempre levam em conta a implantação de sistemas de automação em diversos espaços.

 

Deixe um comentário